16 de ago. de 2009

Desnivelado

A definição da CBF em deixar a Série C com apenas 20 clubes fez com que viessem elogios de todos os lados ano passado. Com razão. Mas a definição da fórmula de disputa foi de uma infelicidade tremenda. Além de reduzir o calendário de maneira drástica, várias equipes já pararam nesse ano por conta disso. O desnivelamento da competição era evidente.
Acompanhando o Criciúma na Terceirona via-se um grupo D com nível técnico muito baixo. A prova disso foi na segunda fase da Série C. Caxias e Brasil de Pelotas lutaram para se classificar e logo na fase seguinte (e mais importante) já deram adeus ao sonho de subir para a Série B. Os classificados para a Segundona em 2010 foram Guaratinguetá, América-MG, Icasa-CE e ASA-AL.
É bom articular desde já para a mudança de fórmula. O ideal seria turno e returno entre todas as equipes, como na Série A e na Segundona. Mas dificilmente isso irá ocorrer. Duas chaves de 10 com os times jogando em turno e returno, como já havia sido pré-acordado, seria uma boa saída. Os clubes teriam com certeza calendário de 18 datas certas. Já nesse ano foram oito e com mais dois jogos era possível subir. Manter time nesse calendário é exige muita, mas muita luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário