17 de ago. de 2009

Profissionalismo


Quatro meses. Esse foi o tempo de uma equipe ir do inferno ao céu em 2009. Guaratinguetá. Equipe do interior de São Paulo. Tem apenas 10 anos de existência e seis de clube empresa. Foi rebaixado no Campeonato Paulista da Série A-1 por um único gol. Mas domingo a equipe deu a volta por cima. Garantiu o acesso para a Série B em 2010.
A história de manutenção do elenco é importante, mas não foi o caso do Guará. A equipe paulista fez uma limpa no elenco e na comissão técnica após a queda para a Série A-2 do Paulista. Ficaram apenas três jogadores. O restante do grupo foi buscado em cada canto do país. Tem jogadores do Vitória, Figueirense e Palmeiras, entre outros clubes. Uma característica marcante é a idade dos atletas. A maioria gira em torno de 21 anos. Algo que é importante em qualquer clube o Guará faz como poucos. O clube paulista pesquisa jogadores o ano todo com olheiros espalhados pelo país. Mesmo na Série C foram contratados bons jogadores. Para a Série B a tarefa tende a ser mais fácil ou no mínimo menos complicada.
Planejamento e organização são duas palavras que o Guará tem. E o resultado aparece e bem dentro de campo.

Foto: Comemoração do Guará.

Um comentário:

  1. Chega a ser irônico o Guará ser gerido por criciumenses. Lembro de uma entrevista, salvo engano do Célio Bolan, há dois ou três anos. Na oportunidade ele declarou que eles montaram o time pra jogar a Série C meio que por obrigação. Eles gostariam de entrar na disputa se fosse pra subir, porém não se consideravam prontos para disputar uma Série B.

    ResponderExcluir